Formulários Diversos
Atenção: todos os formulários só serão aceitos com assinaturas digitais, ex. .Gov. ou outro certificador.
- Cancelamento de inscrição em disciplinas
- Requerimento de Aproveitamento de Atividades Complementares (exclusivo aos alunos ingressantes a partir de 2023)
Anexar ao formulário os comprovantes e encaminhar para a secretaria (por e-mail) no período indicado semestralmente
Anexar ao formulário os seguintes documentos:
1) Declaração de que o aluno cursou a disciplina (com a nota e frequência);
2) Ementa da disciplina com a bibliografia utilizada;
3) Justificativa do pedido elencando a aderência da disciplina cursada com o projeto de pesquisa em andamento, com o PPGSGA e com a área das Ciências Ambientais. Esta justificativa deve ser assinada pelo aluno e pelo orientador.
Pelas normas do PPGSGA o aluno poderá integralizar o máximo de 14 créditos em disciplinas externas à grade oficial vigente do período como aluno regular (alunos que ingressaram até 2022) ou 10 créditos em disciplinas externas à grade oficial vigente do período como aluno regular (alunos que ingressaram a partir de 2023).
O requerimento de prorrogação de prazo pode ser feito utilizando-se o formulário em anexo. O candidato deve preencher e assinar juntamente com seu orientador e encaminhar para a secretaria. O pedido será apreciado pela CPGSGA nas reuniões mensais do PPGSGA.
Para cada prorrogação deve ser feito um ofício, bem como não é permitido num único ofício solicitar a prorrogação da qualificação e da defesa ao mesmo tempo.
Os pedidos de prorrogação devem conter uma justificativa documentada do motivo que levou o pedido de prorrogação, uma cronograma do andamento da pesquisa, a data da futura qualificação e/ou da futura realização da defesa.
ATENÇÃO 1: os pedidos de prorrogação de prazo (de integralização de créditos, de qualificação e de defesa) devem obrigatoriamente ser protocolados na secretaria de forma antecipada ao vencimento do referido prazo (de integralização de créditos, de qualificação e de defesa). Não serão aceitos pedidos de prorrogação retroativa para prazos já vencidos.
ATENÇÃO 2: o pedido de prorrogação da qualificação, quando deferido, não altera o prazo de defesa. Caso haja necessidade de prorrogar a defesa, um OUTRO pedido de prorrogação de defesa deverá ser protocolado na secretaria.
ATENÇÃO 3: pedidos de prorrogação de qualificação e defesa ao mesmo tempo, devem ser feitos em ofícios distintos.
Para o trancamento, ler as normas do regimento do PPGSGA. Caso deseje efetuar o trancamento, o aluno pode utilizar o mesmo formulário de prorrogação de prazo (acima), adaptando-o para o trancamento, trocando o cabeçalho. O aluno pode trancar no máximo 6 meses (ex.: 1 trancamento de 6 meses ou 2 de três meses).
Para Formalizar uma coorientação o aluno deve providenciar o preenchimento do formulário em anexo e encaminhar para a secretaria.
O Formulário deve ser preenchido e encaminhado para a secretaria ao final das atividades na disciplina.