Procedimento de entrega de Trabalho de Conclusão de Curso

 

Sobre o formato do TCC

 

O trabalho de conclusão final do curso no PPGSGA poderá ser apresentado em diferentes formatos, tais como dissertação, revisão sistemática e aprofundada da literatura, artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; produção de programas de mídia, editoria, composições, concertos, relatórios finais de pesquisa, softwares, estudos de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, proposta de intervenção em procedimentos clínicos ou de serviço pertinente, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, produção artística.

Normas para trabalho de conclusão de curso - clique aqui

 Após a aprovação da banca de defesa pela CPGSGA, o aluno deve enviar o TCC para a banca. A documentação para a realização da banca será enviada pela secretaria ao Orientador alguns dias antes da defesa.

 

PROCEDIMENTOS RELATIVOS AO PPGSGA - ANTES DA DEFESA

Formulário de agendamento de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso clique aqui

Agendamento de salas para bancas presenciais: o aluno ou o orientador devem agendar a sala de preferência no endereço: <https://sistemas.ufscar.br/sagui/> logando com seu número UFSCar (todos os alunos e docentes tem seu número UFSCar) . Ao entrar no sistema, no lado esquerdo selecionar "reserva de salas">"agendar". O aluno do PPGSGA deve usar preferencialmente a sala 1009 do CCTS. Em que pese aparecer a mensagem "sala bloqueada para reserva", a reserva pode ser feita.

Lembramos que no ato de agendamento de defesa, o aluno obrigatoriamente deve juntar  o comprovante de envio (e de recebimento pela revista) de um artigo científico a uma revista científica, elaborado com dados da pesquisa. O artigo deverá ser enviado à Revista com Qualis A1, A2, B1 ou B2, na área de Ciências Ambientais. O aluno pode consultar o qualis da revista no link (clique aqui) indicando o quadriênio mais recente na busca e a área de Ciências Ambientais,

*As defesas realizadas à distância deverão ser gravadas pelo aluno ou orientador e mantida em arquivo próprio para eventuais consultas. No caso de bancas online, o presidente da banca deverá assinar de forma manual (caneta) ou então com assinatura via "Gov". Quaisquer outro tipo de assinatura não serão aceitos.

O PPGSGA não dispõe de verba para auxílio financeiro para deslocamento de membros de banca. Nestes casos orienta-se a usar a modalidade "banca à distância" com o uso de meet, skype ou instrumento semelhante. O aluno que for se utilizar de "banca à distância" deve ter o meet, skype ou outro programa instalado em seu computador e conhecimento mínimo de recursos de informática pois a secretaria não dispõe de um técnico para solucionar problemas emergenciais que possam ocorrer.

Para que não haja problemas com o equipamento (projetor multimídia, computadores e cabos) orienta-se que o aluno venha um dia antes da defesa ou (no dia da defesa) chegue com pelo menos duas horas de antecedência para fazer os testes de equipamento. A secretaria não dispõe de cabos, adaptadores e notebooks para empréstimo. Orienta-se ao alunos e orientadores a trazerem seus notebooks.Caso haja no dia do teste ou no dia da defesa problemas de ordem técnica (Hardware ou software) o aluno deve procurar o setor responsável de técnicos de informática (telefone 32295987 - setor alocado no 2º andar do prédio AT2). A secretaria não possui técnico de informática, por isso é necessário os testes prévios do equipamento.

 

Modelo de Apresentação de TCC de Mestrado

Copie o modelo de trabalho acadêmico, faça as alterações necessárias e apague as informações que estiverem entre colchetes [ ]. É obrigatório colocar as palavras-chave e keyword separadas por ponto e vírgula.

Modelo de trabalho acadêmico e normalizações aceitas (ABNT) clique aqui

O aluno deverá fazer a correção das  referências baseado-se na Norma ABNT NBR 6023:2002 que trata da elaboração de referências.

Caso o aluno vá defender seu TCC em formato de artigo, deve seguir as seguintes normas: que o artigo científico seja o desenvolvimento do documento final, ou seja, o TCC deve conter elementos pré-textuais; uma apresentação ou um tipo de introdução; o artigo em si, que seria o desenvolvimento do trabalho; um fechamento do texto apresentando algumas considerações e proposições de trabalhos futuros, por exemplo; e por último o documento teria os elementos pós-textuais, com as referências e possíveis materiais suplementares que poderiam acompanhar o artigo (muitas revistas aceitam materiais suplementares) - se for mais de uma artigo, esses estariam organizados como capítulos.  Trata-se, por fim, de formatar o artigo em um estilo de próximo a de uma dissertação, porém, utilizando-se de um documento bem objetivo e direcionado para a futura publicação.

 

APÓS A DEFESA:

1) Solicitar a declaração de "nada consta" da Biblioteca: procedimentos no link: https://www.bso.ufscar.br/servicos-e-informacoes/atestado-negativo

2) Preencher o formulário Encaminhamento

3) Produzir a ficha catalográfica através do programa Gerador de Ficha Catalográfica: http://www.bso.ufscar.br/servicos-e-informacoes/ficha-catalografica   e incluir no TCC, que será encaminhada à secretaria por e-mail);

4) O aluno deverá fazer a correção das  referências baseando-se na Norma ABNT - clique aqui;

5) Ler o manual do repositório no link: https://repositorio.ufscar.br/pages/instructions ;

Para o autoarquivamento de teses e dissertações no Repositório Institucional, deve ser utilizado o Número UFSCar (que NÃO É O NÚMERO DO PROPGWEB). Para saber Número UFSCar acesse: https://www.sin.ufscar.br/numero-ufscar

6. Realizar o depósito do TCC** (com a folha de aprovação digitalizada anexada na dissertação) no link: https://repositorio.ufscar.br/ ; (separar palavras chave e keywords por ponto e vírgula para facilitar a inserção dos trabalhos na base da CAPES.)

7. Realizar o depósito da carta comprovante do orientador: clique aqui para acessar para formulário (Comprova integridade da versão recebida, com as devidas correções solicitadas pela banca).

​OBS.: Devem ser depositados DOIS ARQUIVOS: a tese/dissertação e a CARTA COMPROVANTE ASSINADA PELO ORIENTADOR.

Caso falte essa carta ou algum dado sobre a tese/dissertação que não foi preenchido no momento do autoarquivamento (como por exemplo, abstract, palavras-chaves em inglês, título em inglês), o autoarquivamento será REJEITADO pelo bibliotecário e será enviado um e-mail informando o motivo da rejeição.
Dessa forma, você terá que fazer um novo autoarquivamento cumprindo as indicações do e-mail. Somente dessa forma, o autoarquivamento terá validade e a dissertação/tese estará disponível no Repositório da UFSCar.

 8) Imprimir o E-mail de confirmação do depósito da dissertação.

PROCEDIMENTOS DO ALUNO PARA A SECRETARIA

Após a defesa, o aluno deve encaminhar por e-mail para a secretaria (num prazo máximo de 60 dias após a defesa) os seguintes documentos para homologação do título de mestre:

 1)Um cópia do TCC já com as alterações sugeridas pela banca via e-mail contendo o arquivo da dissertação em formato DOC e em formato PDF*;

2) Declaração de "nada consta" da biblioteca (ver procedimento acima);

3) Formulário de Encaminhamento  preenchido;

4) Link de acesso ao TCC no Repositório Institucional (ver manual e procedimentos acima).

Após a juntada destes documentos, a secretaria enviará documentação para São Carlos e num prazo de 60 dias após a homologação do título na CoPG (Sao Carlos) o diploma será expedido. A entrega do diploma é exclusivamente presencial  e pessoal pela secretaria. A retirada de diploma deve ser agendada previamente com a secretaria. Só será entregue o diploma para o aluno ou outra pessoa com procuração com firma reconhecida.

 

* Pelo Ato Administrativo da CoPG de 26 de maio de 2016, não  é mais necessário o depósito em papel do Trabalho final (dissertação, etc).

 

​** E​m caso de dúvidas o Sistema de Biblioteca da UFSCar (SIBi-UFSCar) fica à disposição pelo contato repositorio.sibi@ufscar.br.