Procedimentos para realização de Exame de Qualificação

1º Passo: o aluno deve lançar seu exame de qualificação no sistema ProPGWeb com 30 dias de antecedência à realização do exame. O aluno irá inserir os nomes completos dos membros da banca, e-mail atualizado dos mesmos e o seu trabalho a ser qualificado.

O sistema gerará certificados de participação que serão automaticamente enviados aos membros da banca (por isso ao lançar o cadastro do docente no sistema, o aluno deve se certificar que os e-mails estão corretos). Não há ata de qualificação. O orientador fará a aprovação da banca no próprio sistema ProPGWeb, logo após a qualificação, não sendo necessário coletar assinatura dos membros da banca.

2º Passo: o aluno deverá entregar com antecedência de 10 dias, à secretaria do PPGSGA, ficha específica com o aval do orientador apresentando o agendamento da data, horário e local de EQ.

Apesar de no Regimento e Normas complementares citarem a necessidade da entrega de três vias para a secretaria, NÃO HÁ ESSA NECESSIDADE. PARA A SECRETARIA O ALUNO ENCAMINHA VIA E-MAIL APENAS O FORMULÁRIO DE AGENDAMENTO PREENCHIDO. As vias do trabalho o aluno envia diretamente à banca com antecedência.
A formação da banca é atribuição do aluno juntamente com o orientador. A ficha deve ser enviada à secretaria já com a banca formada.

*As qualificações realizadas à distância deverão ser gravadas pelo aluno ou orientador e mantida em arquivo próprio para eventuais consultas.

O PPGSGA não dispõe de verba para auxílio financeiro para deslocamento de membros de banca. Nestes casos orienta-se a usar a modalidade "banca à distância" com o uso de skype ou instrumento semelhante.

Caso a qualificação seja presencial, o discente que possui orientador do quadro da UFSCAR deve solicitar ao orientador que faça a reserva com antecedência da sala pelo sistema*. Todos os docentes do quadro da UFSCAR possuem acesso ao sistema de agendamento de sala de aula pelo Sagui .

Para que não haja problemas com o equipamento (projetor multimídia, computadores e cabos) orienta-se que o aluno venha um dia antes da defesa ou (no dia da defesa) chegue com pelo menos duas horas de antecedência para fazer os testes de equipamento. A secretaria não dispõe de cabos, adaptadores e notebooks para empréstimo. Orienta-se ao alunos e orientadores a trazerem seus notebooks já com o skype instalado ou outro programa para a realização da banca à distância. Caso o aluno tenha dificuldades com a instalação do equipamento, deve procurar os técnicos de informática no ramal 32295987, podendo usar o telefone da zeladoria para solicitar assistência dos mesmos no evento.

A parte de alimentação, bebidas, material de copa e café fica a cargo do aluno (se o aluno desejar).

A zeladoria fica localizada no prédio de aulas teóricas do CCHB (térreo).