Perfil Profissional

Na área ambiental é evidente a contribuição que um profissional com formação interdisciplinar poderia prestar à sociedade. Esse "Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental" vai atuar na interface entre áreas do conhecimento já consagradas, como biologia, geografia, engenharia florestal, agronomia, fazendo a conexão entre as mesmas, e permitindo uma visão ampla e multidisciplinar. Enquanto o biólogo tem formação voltada para a biodiversidade e a biotecnologia, o Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental dominará as principais informações e conhecimentos voltados para a conservação e manejo de áreas de conservação, silvestres, rurais e urbanas e poderá colaborar na promoção do desenvolvimento sustentável dessas áreas.

 O mesmo se dá em relação ao engenheiro florestal, ao agrônomo, ao zootécnico e aos demais profissionais. Sua atuação poderá se dar ao nível da gestão das Unidades de Conservação, ou mesmo de assessoria para tais áreas. O importante é que, sem se aprofundar somente numa determinada área do conhecimento (ser um especialista), esse profissional terá domínio das informações necessárias para seu trabalho de gestão ambiental e terá, com base no conhecimento adquirido, condições de interagir com outras profissões ligadas ao meio ambiente.

Nas áreas preservadas a atuação do Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, terá o mesmo peso: análise estratégica dos impactos sobre tais áreas, o cuidado com a fauna e flora, exploração de atrativos naturais pelas atividades turísticas e gestão de tais áreas.

Mestres formados pelo PPGSGA poderão atuar nos seguintes setores/atividades:

  • órgãos da administração pública municipal, estadual ou federal;
  • órgãos de fiscalização, licenciamento e proteção ambiental;
  • órgãos de assistência técnica e extensão rural;
  • empresas de consultoria e assessoria ambiental;
  • empresas de extração e transformação de recursos naturais;
  • organizações do terceiro setor- ONG e OSCIP que atuam na área ambiental.