Apresentação

Devido as suas proporções, as questões ambientais deveriam ser tratadas por profissionais com experiência interdisciplinar, habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos neste que é um dos temas de maior interesse público. Entretanto, há uma carência muito grande de profissionais especializados em meio ambiente, principalmente em nosso país, que possam dar conta de equacionar os problemas e propor soluções. Essa tarefa vem sendo exercida por especialistas de diversas áreas do conhecimento, mas devido a sua formação acadêmica geralmente menos transdisciplinar, os mesmos encontram certa dificuldade para responder a toda a complexidade de tais questões. No mundo contemporâneo essas temáticas possuem grande relevância social, científica e tecnológica e exige processos de formação profissional avançados, bem como o necessário estreitamento das relações entre as universidades e o setor produtivo. A figura de um profissional capaz de integrar as especificidades de cada uma das áreas do saber ligadas direta ou indiretamente à questão ambiental se torna imprescindível. 

Em atividade desde 2011, o Curso de Mestrado Profissional em Sustentabilidade na Gestão Ambiental foi elaborado com o intuito de oferecer à sociedade esse profissional. Foi elaborado de modo a apresentar estrutura curricular objetiva, composta por disciplinas e atividades que enfatizam a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional da área de sustentabilidade. Nesse sentido, foi dada grande ênfase às atividades curriculares estruturadas das áreas das ciências sociais aplicadas correlatas com a temática da sustentabilidade, tais como educação, administração e gestão, legislação, comunicação, políticas públicas e ética.

Os debates programados no curso dão atenção especial à condições naturais e às modificações ambientais provocadas pelo ser humano, visando, principalmente, contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos técnico-científicos por meio da integração da Universidade com órgãos e instituições das áreas de Educação, Saúde, Sociais, Jurídicas e Tecnológicas voltadas à Temática Ambiental. Desta forma, o Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental poderá atuar no setor público, no privado e em ONGs para buscar soluções aos graves problemas ambientais inerentes à Sorocaba e ao Estado de São Paulo. Além de poder trabalhar para indústrias, empresas privadas, fazendo a avaliação do impacto de novos projetos sobre a natureza, o Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pode associar-se a ONG´s e assessorar instituições privadas e órgãos públicos, ou mesmo atuar na área educacional.