Profa. Dra. Maria Virgínia Urso-Guimarães

MAria Virgínia Urso-Guimarães

Possui graduação em Ciências Biológicas (1992), Mestrado (1999) e Doutorado (2003) em Ciências Biológicas (Entomologia) pela FFCLRP/USP. Entre os anos de 2017 e 2019 fez pós-doutorado no Museu de Zoologia da USP, onde dedicou-se a estudar mais profundamente a evolução dos Asphondyliini (Diptera, Cecidomyiidae). É Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordena o Laboratório de Sistemática de Diptera. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemática de Diptera, com ênfase na família Cecidomyiidae e Caracterização de galhas entomógenas e galhadores na região Neotropical. Atualmente está iniciando a investigação de cecidomiídeos de interesse no monitoramento ambiental e econômico. É credenciada no programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental (PPGSGA) do CCTS, UFSCar.

E-mail:virginia@ufscar.br

Lattes