Prof. Dr. Reginaldo Barboza da Silva

Reginaldo Barboza da Silva

É graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA (1995). Concluiu os cursos de Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Agronomia (área de concentração de Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras/UFLA. Com financiamentos da FAPESP, concluiu três Pós-Doutorados (2003 e 2005), dos quais, dois em Agronomia (área de concentração em ?Energia na Agricultura?) pela Universidade Estadual Paulista, FCA/UNESP e o terceiro (2004), em Engenharia Agrícola (área de concentração ?Engenharia de Água e Solo?), pela Universidade Politécnica de Madrid (UPM/España). Realizou intercâmbios e estágios de pós-doc, dos quais destacam-se aqueles exercidos nas áreas de Edafologia e Química Agrícola, na Universidad de Coruña (UDC/España) e de Hidrologia e Hidráulica Agrícola pela Universidad de Códoba (UDC - España), com financiamentos da CAPES, Fundação Agrisus e Fundación Carolina. Foi pesquisador e docente colaborador da FEAGRI/UNICAMP (2011 a 2016) e bolsista de produtividade do CNPq (2013-2015). É Livre-Docente pela Universidade de Campinas (UNICAMP), nas áreas de Física e Conservação do Solo e da Água. No âmbito da Universidade (UNESP), é Professor Associado e responsável pelas disciplinas de "Física do Solo"; "Uso, Manejo e Conservação do Solo e "Gênese, Morfologia e Classificação do Solo", no ensino de graduação. Na Pós-Graduação, atua no Lato Sensu de Ciência e Tecnologia do Ambiente. Entre outras funções/designações, foi Coordenador Executivo do Câmpus (2013 a 2017), membro (por vários mandatos) dos conselhos de Curso e Diretor; co-fundador e tutor da Empresa Junior (ECAP Jr.); presidente da Comissão Permanente de Pesquisa, presidente da Comissão de Laboratórios e de resíduos; é membro do comitê de internacionalização, membro do comitê institucional do PIBIC/PIBITI e membro do comitê científico e organizador do CIC/UNESP. No âmbito externo a Universidade (UNESP), é professor credenciado e responsável pelça disciplina Qualidade do Solo em Ambientes Protegidos e Modificados?, no PPGSGA da UFSCAR; colabora com PPG de Engenharia Agrícola da UNICAMP/FEAGRI, sendo responsável pela disciplina Avaliação Estrutural dos Solos Agrícolas: métodos ensaios e tecnologias. É Avaliador Institucional do INEP/MEC a parti do ano de 2006; é consultor ad-hoc de agências de fomento (FAPESP, CNPq, entre outras) e de diversos periódicos especializados e interdisciplinares; É membro titular da Câmara Técnica do Fehidro (CBH-RB). Apresenta uma produção bibliográfica de mais de 200 trabalhos, distribuída entre artigos publicados em periódicos especializados, capítulos de livros e publicações em anais de eventos. Participou de mais de 100 eventos nacionais e internacionais, envolvendo-se em organização, preleção e apresentação de trabalhos. Orientou e, ou co-orientou mais de 100 trabalhos no âmbito da graduação e da pós-graduação. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola com ênfase em pedologia, física, mecânica e dinâmica do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade e sustentabilidade do solo em ambientes protegidos e modificados, modelagem da capacidade de suporte de carga do solo, resistência ao cisalhamento do solo e conservação do solo e da água.

e-mail: reginaldo.barboza@unesp.br

Lattes